quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sonho de uma noite de outono

Ontem sonhei com Ele. Não estava com um manto diáfano, mas com as minhas velhas 501. Falávamos sem abrir a boca. Disse-me: "Eu sou o padre a a prostituta, o professor e o analfabeto, o bondoso e o ruim, o homem e a mulher, o poeta e o prosador, o branco e o preto, o grito e o sussurro, o silêncio e o ruído, a tristeza e a alegria." Estranhamente compreendi o que me queria dizer. O divino somos nós. Somos tudo, o que sentimos, o que vivemos, o sagrado e o profano. É esse o nosso céu e o nosso inferno. Depois é o vazio. Quando o meu corpo putrefacto, expelir gases, entrar em decomposição, quando as larvas comerem os meus olhos, morderem as minhas carnes, saberei que nada mais existe. Fui homem e Deus, pecado e redenção, céu e inferno. Reconheci-o. Era Nietzsche.

6 comentários:

Fenix disse...

O niilismo mata, caro amigo!

Até aos 35 anos também eu naveguei por essas águas, mas como possuímos o livre-arbítrio, agora prefiro a física quântica/espiritualidade.

São apenas estados de alma, que podemos abraçar ou repudiar.

Abraço
Ana

Fernando Lopes disse...

Ana,

Não sou niilista, antes um alter-ego de Steve Jobs! ;)
A sério, tenho alguma admiração pelo pensamento de Nietzsche, mas já me conhece o suficiente para saber que em matérias éticas sou antes de mais um humanista.

Abraço,
Fernando

Ricardo disse...

"quando o meu corpo...expelir gases..." Isso já tem acontecido....

Digo eu, (niilismos à parte...)

:)

Fernando Lopes disse...

Está aqui um gajo numa onda "Dark Vader", a gritar não há futuro e vê toda a sua filosofia de algibeira ir pró maneta, por causa de flatulências. És um desmancha depressões, meu caro! :)

MManel disse...

"quando o meu corpo...expelir gases..." Isso já tem acontecido....

Digo eu, (niilismos à parte...)

:)
Ricardo

16 de Novembro de 2011 14:45"



'Tá fixe :-)

Esta moral sim é que é da luta!



Bsx

Fernando Lopes disse...

Este gajo é o educated drunk. Além de reunir as duas qualidades mencionadas no pseudónimo que lhe atribui, é dono de um dos sentidos de humor mais cáusticos que conheço! Acabou de rebentar com as minhas teorizações da treta!

beijo

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!