sábado, 12 de novembro de 2011

O Profeta


O Profeta foi a mão executora da reforma agrária, sob as ordens de Carlucci e com o beneplácito do "Partido Socialista". O Profeta é alto, tem barbicha de bode, fala pausadamente. Nasceu em berço de ouro, mas, como todo o jovem, teve momentos de rebeldia algures nos idos de 60. Quando esta lhe podia custar o coiro, gozou uma licença graciosa na Suíça. Aproveitou para se licenciar em Sociologia, ciência social desconhecida no Portugal de Salazar. Sempre teve uma secreta ambição, que, como Pedro o Apóstolo, nega quando perguntado. Lentamente, na voragem que sugou Pacheco Pereira, Zita Seabra, Durão Barros, José Manuel Fernandes e outros, transformou-se na cabeça pensante da direita. Um profeta do ideário em curso. Estado mínimo, taxa máxima.

6 comentários:

Fenix disse...

Fernando,

Quando eu era criança também pensava que vivia num país com um governo de unidade nacional, até que não sei muito bem porquê houve um golpe de estado! Será que é isso que ele está a sugerir?!

Abraço
Ana

Fernando Lopes disse...

Ana,

Somos desse tempo. A unidade, o pensamento único, matam a liberdade, a criatividade, a partilha. Mas, não será isso que pretendem? Depois da Grécia, a Itália entregue aos tecnocratas. A morte da política, do debate, das ideias e o triunfo dos porcos?

Abraço,
Fernando

MManel disse...

Alô!

O que eu gostava mesmo de saber e este artista sabe certamente, é quanto foram as indemnizações pagas aos chamados latifundiários quanto as hostes do PCP ocuparam as herdades, quintas e afins...
Este valor que deve ser somado aos montantes pagos aos anteriores donos quando das nacionalizações dos bancos e seguradoras e outras grandes empresas, claro.
Sim,porque afinal os E. Santos, Mellos, Champalimauds e outros que tais nunca deixaram de ser ricos, certo?

Bisoux

Fernando Lopes disse...

Manel,

Quem sabe o negócio das indemnizações? Quem controlou as terras "ocupadas"? Qual o valor por m2? Tudo perguntas a que sou incapaz de responder, com a certeza, como escreves, que há clãs que nunca perdem...

Beijo,

Alergia disse...

No outro dia não o estava a apelidar de revolucionário de "gabinete"/fachada a si...
Desculpe se o que disse então o possa ter levado a intrepretar assim.
Em compensação, se quiser espreitar (e, quem sabe, começar a seguir um novo blogue com pensamento crítico e algum humor, deixo aqui o convite em link:
htttp://margarida-alegria.blogspot.com

Cumprimentos! :)
(comento mesmo a realidade, como vejo que faz aqui. Não são apenas links...

Fernando Lopes disse...

Margarida,

Não sou revolucionário encartado, apenas amador. Mas com 11 anos, no PREC, passei aventuras animadas, na ex-sede do PC em Aníbal Cunha e no RASP. Se passear pelo purgatório, verá que defendo coisas indefensáveis para muitos, como a legitimidade da violência revolucionária. Fica feito o aviso a almas sensíveis. Todos o feedback é bem vindo, porque só a crítica nos ajuda a melhorar. Terei todo o prazer em visitá-la.

Abraço,
Fernando Lopes

P.S. - Agora lembrei-me ... Democrato, certo?

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!