terça-feira, 4 de outubro de 2011

(Porque) devemos esconder o rosto em manifestações? (*)



"Por questões práticas, defendo que todos os manifestantes devem esconder o seu rosto e usar roupa dificilmente identificável. Isto é uma resposta à invasão que o estado policial faz nas nossas vidas. Esta posição altamente controversa (a que falta discussão pública) deve-se ao facto de estarmos a ser vigiados de perto quando nos manifestamos. Mesmo que consigamos iludir a "vigilância sombra", haverá sempre máquinas fotográficas ou filmagens que eventualmente captarão o nosso rosto."

Adaptação minha, original aqui.  Um exemplo neste link. Basta clicar na multidão e no botão à esquerda que permite aproximar quase todos os rostos.

(*) Título corrigido

4 comentários:

Fenix disse...

Fernando,

Porque NÃO devemos esconder o rosto em manifestações:

-Enquanto tivermos direito à indignação e a manifestar-mo-nos, devemos fazê-lo com a cara descoberta, pois todos temos um rosto associado aos muitos nºs que servem para nos identificar na máquina do Estado e esse rosto deve estar bem visível e nele bem patente todos os sentimentos que nos levaram a ir para a rua! E quantos mais formos melhor, pois não se pode perseguir e prender todos!

Se pensarmos que temos que nos tapar é porque realmente a liberdade de expressão acabou e então aí a LUTA terá que ser outra...

Abraço
Ana

O abominável careca disse...

Boas Noites,

Com uma indumentária destas e com umas calças à "caga na sacinha" até podes ser confundido com um desses seres conhecidos como "gunas" o que presumo não seja esse o objectivo.
Mas reportando-me ao teu desafio para o próximo dia 15, aviso-te que a concentracção em causa irá de certeza estar repleta de "gunas" e "Jel+Falâncios" o que não abona em nada a inciativa.
Pessoalmente quando for para fazer sangue a sério ou quando forem organizadas mílicias armadas, aí eu digo presente e sem nenhum tipo de ressentimento ou sentimento de culpa, até lá fico a ver o regime a dar o peido com os governantes a terem medo de saír à rua para se deslocarem ao café mais próximo!
Meu caro isto só lá vai com violência e organizada e muito sangue, suor e algumas lágrimas!
Puto de povo que nunca mais se organiza!!!
Verei-te depois do lado certo da barricada...
Um abraço

Fernando Lopes disse...

Ana,

Uma opinião estruturada, que agradeço. Se seguiu os links, a questão é mais uma questão de preservação de privacidade. Não se pretende a ocultação ou o vandalismo. Sei bem que na Inglaterra a CCTV é uma realidade diferente da nossa, mas como tudo nesta vida, pode ter uma utilização perigosíssima.
O objectivo é lançar a discussão. Aqui fica a sua opinião.

Abraço,
Fernando

Fernando Lopes disse...

Abominável,

É uma "faca de dois legumes". Não pretendo participar tapado, mas também não quero estar no álbum do SIS. Para isso já bastou o nosso pai ...
Conto contigo! De cara destapada e até de rabo ao léu se for preciso mostrá-lo a alguém! ;)

Keep up the figth!

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!