quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Coisas que me deixam louco ...


Para quê concentrarmo-nos no cumprimento do memorando se o PSD grita aos quatro ventos que quer "ir para além da troika". Porquê esta obsessão de bom aluno, que faz mais trabalhos de casa do que o professor solicita? Qual a motivação para tal servilismo? Porque não procuramos fazer lobby com os países em situação idêntica à nossa? A Europa desmorona-se, sem ideias ou rumo, navegando à vista perante a avidez dos mercados. A única solução para que não entremos em default como provavelmente acontecerá à Grécia é uma renegociação da dívida. Uma renegociação conjunta dos países intervencionados. É menos penalizante para os povos proceder a um ajustamento orçamental de 5% em 10 anos do que em 2. Caso não seja este o caminho adoptado o efeito-dominó será inevitável e a Grécia arrastará Portugal para fora do euro, Portugal a Irlanda, a Irlanda a Espanha, esta a Itália e por aí fora. Ou serei eu que estou errado?

Actualização: [Declarações de Christine Lagarde] "A resposta da Europa à crise da dívida, disse, deve equilibrar-se entre “medidas necessárias para promover o crescimento a curto prazo” e preservar “a consolidação orçamental a médio e longo prazo”.

Imagem roubada daqui.

2 comentários:

Fenix disse...

Fernando,

Não estará (pelo menos por enquanto), nas mãos dos homens, travar e modificar todos os cataclismos naturais, mas os económicos podem sempre ser evitados ou minimizados por eles... a menos que eles não o queiram de todo. Por isso, "manda quem pode, obedece quem tem juízo"!

Quanto à obsessão do bom aluno, quem sabe se estão à espera de serem convidados para Bruxelas, como prémio por nos terem delapidado?! Não seriam os primeiros e certamente não serão os últimos.

Abraço
Ana

Fernando Lopes disse...

Ana,

Como tínhamos "conversado" antes, a dívida soberana nos bancos franceses e alemães começa a pesar no balanço. Creio que se encontrará uma solução ligeiramente menos penalizadora para os periféricos agora que o rabo dos grandes começou a queimar.

Bem pensado. É bem possível que tal como o cherne estes alunos passem à escola de Bruxelas. Que alívio seria vê-los pelas costas! ;)

Abraço,
Fernando

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!