quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Reforma ao sol? Com este tempo?

O Senhor Professor Doutor Álvaro Santos Pereira (assim, por extenso, que o respeitinho é muito bonito) teve uma ideia luminosa, que já antes havia divulgado sob a forma de livro. Transformar Portugal na Flórida da Europa. O conceito é giro, ter o Allgarve em constante desassossego de andarilhos e cadeiras de rodas eléctricas.

É sem duvida uma grande ideia, pese o facto de os hospitais públicos algarvios deixarem muito a desejar. Como parece não existir oferta privada com qualidade q.b., teremos de patrocinar novos hospitais de elevados padrões (coisa barata).

Recentemente temos tido inúmeros casos de idosos que morrem sozinhos em casa, pelo que também aqui a ideia me parece boa. Imagino um geronte dinamarquês em pleno ataque cardíaco a gritar pelo vizinho, e este sem entender pevide, acenar um simpático adeus e entre dentes murmurar: e se te fosses foder ó camone?

O tempo também se recusa a cooperar com o novo ministro da Economia. Se tentar vender o sol português à estranja é bom que o faça nos momentos apropriados evitando verões desenxabidos como o que atravessamos. E o folheto, Álvaro, o folheto promocional que promete com solenidade 360 dias de sol é bom que tenha imagens de jovens saudáveis e bronzeados, assim sempre ficam com a ilusão que o sol rejuvenesce.

Tudo isto terá uma contrapartida industrial. A FNA (Fábrica Nacional de Aparadeiras) não terá mãos a medir com tanta procura. Pode até nascer aqui um cluster industrial como agora se diz.

Álvaro, get real!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Genial, Fernando!
O que eu me ri, apesar de o assunto nao ter piada nenhuma.
Ter um ministro da economia que tem como modelo de desenvolvimento transformar o pais num lar de terceira idade nordico e bater muuuuuito no fundo...
Bj,
Xana
(desculpa a falta de acentos: o teclado do meu computador esta louco)

Fernando Lopes disse...

Xana,

O conceito de engarrafamento de andarilhos e cadeiras de rodas é muito bom. Só mesmo o Álvaro. Para corroborar as minhas palavras hoje o Público traz um estudo em que os hospitais do Allgarve são os que mais queixas registam dos utentes. Mais uma má notícia para o Álvaro ...

Beijo e boas férias se for caso disso!!

Fernando

O abominável careca disse...

Boas,
Inicialmente até pensei que fosse mais um texto satírico da tua autoria, qual não foi o meu espanto ao ter noção da veracidade do texto postado.
Estes gajos estão no poleiro há tão pouco tempo e honestamente ainda não vi uma medida deste (des)governo com o mínimo de razonabilidade e assertividade!
Não era este o "artista" que tinha um blogue e dizia cobras e lagartos dos seus actuais colegas de governo?!
Como é hábito dizer-se "Olha para o que eu digo, não para o que faço..."
Estranho é o silêncio e a vergonha de todos os que ingenuamente acreditaram nas pseudo promessas do dito eixo-governativo!
E o pior só vem lá para Setembro / Outubro...
Um abraço

Fernando Lopes disse...

Abominável,

É mesmo verdade. Vamos tornar Portugal no lar de terceira idade da Europa. Nada tenho contra os idosos, bem pelo contrário, mas como "negócio" parece-me uma ideia de jerico. Essencialmente o Álvaro propõe que uma parte do País seja como aquelas governantas interesseiras, que tomam dos dos velhinhos mas lhes roubam a reforma.
É mau, muito mau e pouco, muito pouco.

Abraço,

Fernando Lopes disse...

leia-se "...tomam conta dos velhinhos mas lhes roubam as reformas."

MManel disse...

Já referi antes que já tive a sorte de visitar a Noruega (o meu conhecimento de países nórdicos resume-se a este, mas parece-me bem representativo)
Muito antes da Flórida do ministro tinha comentado com algumas pessoas que se tivesse dinheiro para investir abria exatamente uma casas de acolhimento para nórdicos.

1º Clima - ?
Em 14 de Setembro (foi nesta época que lá estive) estavam 12 graus de
temperatura e chovia a potes.
Durante o Outono e Inverno ligam as resistências debaixo dos passeios para derreter a neve e se poder caminhar (sim, o chão da rua é aquecido)
Há várias regiões dos países nórdicos onde durante seis meses não se vê o sol (!)

2º Ocasião - São pessoas muito fechadas e sós e ficam maravilhados com a abertura dos portugueses. (Bastantes optam por viver a reforma em hoteis locais onde os empregados quase não falam com eles (também já tinha postado isto)
Quando nos visitam ficam admirados com a nossa forma de os acolher (Acho que de uma forma geral somos todos acolhedores, não?) e com a n/ qualidade de vida, achando que fazemos milagres com o nosso rendimento per capita :-)

3º O Algarve está um tédio, I'm sorry.
No tal investimento escolheria o Douro e o Ribatejo, e as cadeiras de rodas eram muito bem vindas se viessem acompanhadas das respetivas reformas chorudas. Contudo também há muito cidadão com mais de setenta anos muito válido e que seria muito bem recebido à mesma.

Não sei porque havemos todos de pensar "apertado", ou para Portugal o que interessa é o turismo das bicicletas e viagens low cost?

Bjs

MManel disse...

E acrescento:
Um dos noruegueses que conheço, que terá mais ou menos quarenta anos, não se perdoa por ter dito aos pais aos treze anos que antes queria ficar a viver na Noruega com os avós do que ir com eles para as Canárias. (Agora não conseguia que lhe acompanhassem o salário norueguês, mas quem sabe se não irá para lá reformado? ;-)


Kss

Fernando Lopes disse...

Manel,

A ideia é para mim um bocado inusitada porque:

- Existe serviços de apoio domiciliário e/ou de saúde que não temos.
- Como projecto é limitado no seu alcance e esperaria algo de mais reformista e estruturante como primeiro grande projecto do Ministro da Economia.
- Não gosto da ideia de o meu país ser uma colónia de férias para ricos.

Beijo,

MManel disse...

Colina de féria já somos :-)
O problema é ser para ricos?

Já gora diz-me, qual é asolução que predicas para a salvação económica do pessoal ? Angola?

Fica o repto ;-)

Bjs

Fenix disse...

Fernando,


Começo a ter dificuldade em rir das nossas desgraças, mas com a sua veia humorística ainda vou conseguindo!

Estes ministros a quererem sacar dinheiro aos estranjas a qualquer custo, está a deixar-me preocupada...é que como a crise tem tendência a globalizar-se, se calhar já é tarde demais para esta ideia genial, já para não falar de toda a rede de apoio que o projecto requer e não temos.

E que tal pensarmos em rentabilizar os nossos estádios às moscas, e alugá-los para eventos dos países ricos!

Abraço
Ana

Fernando Lopes disse...

Manel,

Indústria (I&D), pescas e agricultura por esta ordem. Basicamente as áreas que foram vendidas por 30 dinheiros pelo acabado Silva em troca das autoestradas que agora renega. Dificilmente (só porque nunca se deve dizer nunca) me apanharás a mudar as TENA de um camone rico. Já basta o que basta ...

Fernando Lopes disse...

Ana,

Eu proponho uma ideia que já perpassou a mente do Álvaro, mas que ele nunca teve coragem de assumir. Transformar Portugal num misto de Disneylandia, restaurante, bar e bordel. Assim atingiríamos todos os targets, transversalmente. :-))

O problema é global e para que 2 biliões de chineses e indianos vivam melhor, teremos de viver pior. Lembro-me que uma máquina de lavar a roupa ranhosa era mais cara há 18 anos (quando me casei) do que hoje. São as maravilhas da globalização, mas ao comprar chinês estamos a contribuir para a nossa própria desgraça. E para o enriquecimento das grandes companhias globais, vidé, a apple p.ex. Ou fechamos o mercado e deixamos os chineses viverem mal e ficarem inundados com os seus próprios produtos ou pomos o nosso futuro na mão de companhias transnacionais. O resto é conversa para boi dormir ...

Abraço,
Fernando

MManel disse...

Sabes?
Petróleo, petróleo era o eu queria!
Bué de poços aí a jorrar por Portugal fora (em terrenos baldios, claro, senão lá vem a Quercus)

Sim, porque até isso os nórdicos têm ...

Bisoux

Fernando Lopes disse...

Há petróleo no Entroncamento ... ;)

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!