domingo, 8 de janeiro de 2012

afectos

Gosto de dar abraços e beijos, saúdo os amigos efusivamente, distribuo palmadas nas costas e apertos de mão vigorosos. Sou um homem de afectos e gosto de os manifestar. Esta minha "afectividade física", é para alguns, estranha. Há pessoas avessas ao contacto por timidez, obsessão, contenção e outras razões que me são desconhecidas.

Hoje, num encontro de amigos, e após as minhas habituais demonstrações de carinho, que aceitam com tolerância, dei comigo a pensar nos porquês deste meu modo.

Por razões profissionais, os meus pais deixaram-me desde tenra idade, aos cuidados dos avós. Os avós - na prática os meus pais - tinham grande dificuldade em demonstrar o seu amor fisicamente. Durante toda a minha infância recebi solenes apertos de mão do avô quando me distinguia nos estudos. A avó, capaz de matar o talhante se ele não lhe desse o melhor bife de lombo para o seu menino, não era pessoa de beijos ou abraços. Manifestava o seu carinho dando-me o seu apoio incondicional em todas as minhas tonterias de infância e adolescência. Passava-me ocasionalmente a mão pelo cabelo, um gesto raro e reservado aos grandes feitos, como a entrada para a faculdade.

Neste ambiente asséptico, desenvolvi  sabe-se lá porque estranhos mecanismos compensatórios, a necessidade física de demonstrar que gosto das pessoas. A verbalização é insuficiente, como se me faltasse amassar os amigos para provar o quanto me são queridos. E interrogo-me sobre o que me leva ao oposto da contenção com que fui criado.

4 comentários:

bibónorte disse...

Dar e receber beijos e abraços é das melhores coisas do mundo!

Fernando Lopes disse...

Eu também acho! :) O facto de ser "abraçador e beijador", deve ter certamente a ver com uma infância com afecto, mas sem demonstração física do mesmo.

Abraço,

Moriae disse...

A minha família paterna tinhe imensa dificuldade (ou falta de vontade) nos afectos. Felizmente a parte materna compensou! Os primeiros achavam-me estranha e muitas vezes diziam que eu queria alguma coisa, por expressar afectos. Enfim ...

Prefiro ser como sou do que sair a eles...

Um viva para os afectos e sua demonstração!

Bj, F.

Fernando Lopes disse...

Moriae,

Acho que já faz parte do ADN das pessoas. Umas expressam afectos outras não. De qualquer forma, vivam os afectos! :)

Bj,

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!