quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Too Much Information (*)


Portugal está a criar uma nova espécie de cidadãos. Os que se recusam a prestar atenção às notícias. Pessoas informadas, interessadas, perante a face monstruosa e incerta do mundo, decidem, pura e simplesmente, alhear-se. Este divórcio pode ser provocado pelo medo, falta de esperança, pelo absurdo com que somos brindados todos os dias nos media. Mas, não é por se ignorarem, que os factos deixam de acontecer. Uma comunicação social dirigida por grandes grupos perde algum do distanciamento crítico. Afinal, pelo que vemos do Público, também os jornalistas têm um emprego, uma vida a preservar. Num mundo em convulsão, a informação é a arma mais importante de que dispomos para nos defendermos, para anteciparmos o futuro. O alheamento é também ele um sinal de novos tempos. Que importa analisar e compreender.

(*) de uma música dos The Police

2 comentários:

O abominável careca disse...

Boas,

Efectivamente ao sermos bombardeados diariamente com péssimas ou hediondas notícias, cada vez é maior a necessidade de desligar a TV nos noticiários ou simplesmente nem ler as gordas dos tablóides, para desse modo conseguir manter a cabeça o mais limpa possível e como diz o ditado "Feliz do ignorante..."
P.S.: Já agora para o meu aniversário adoraria receber uma t-shirt com uma mensagem igual...;)
Um abraço

Fernando Lopes disse...

Abominável,

Compreendo as tuas reticências que são as de muitos portugueses. Mas, assim sendo, as pessoas estão a colocar-se à margem da sociedade, não intervindo, não participando, não discutindo, quando isso é mais necessário. A tua t-shirt está assegurada [se entretanto não andarmos todos de tanga, ou mesmo com as miudezas a abanar ao fresco ;)].

Abraço,

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!