quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Dar o corpo ao manifesto


Não me agrada esta institucionalização da figura do "manifestante". Por detrás desta capa estão milhares de mortos na Líbia, Síria, Egipto, Tunísia. Esta figura deveria ter sangue a escorrer em homenagem aos milhares de mortos na Primavera Árabe, que ainda não passou de um ténue desabrochar. A violência sobre os indignados na Espanha, nos EUA mostra o quão hipócrita é o sistema. Quando surgem movimentos de massas que não conseguem definir ou controlar, tratam de os tornar simpáticos à opinião pública, integrando-os. Os manifestantes, indignados ou como lhes queiram chamar fazem parte de um movimento inorgânico, à margem da irmandade muçulmana, dos partidos. Não nos enganemos pois com esta capa. Os nossos inimigos mantêm-se alerta, debaixo desta nomeação romântica e complacente. Apenas tentam amolecer-nos.

7 comentários:

O abominável careca disse...

Boa Noite,

Sempre atento como é teu hábito, não podias deixar incólume a capa da TIME, honestamente vejo este "tributo" a todos aqueles que ao longo de este ano foram dado o "corpo" ao maifesto, não só na revolução de Jasmim, assim como um pouco por todo o mundo!
Quanto a inimigos todos sabemos quem são e onde estão e de qualquer modo e nem sequer me tiram o sono, porque do modo que os acontecimentos na europa e no mundo vão ocorrendo o "lume" também lhes chegará ao cú...
Um abraço

Fernando Lopes disse...

Abominável,

Não me parece um tributo, antes uma tentativa de domesticação. Mas, como bem dizes, neste sistema podre, a ver deles chegará!

Abraço,

MManel disse...

Alô!

Sem dúvida, o teu comentário. A maneira atual de "resolver" aquilo que não interessa é torná-lo "normal e corriqueiro", de modo a que não possa sobressair e chamar as atenções.
A ideia chave é manter tudo na "baba de mosca", que nos vai dissolvendo, incorporando e engrossando à custa de nós todos.
Alguns percebem que estão a ser derretidos, outros nem por isso...


Bjs

Fernando Lopes disse...

Maria Manuel,

O que me faz tentar escrever todos os dias são os vossos comentários. Desde o do meu abominável irmão, que sobre o vídeo do Parlamento Europeu diz que as propostas de Barroso são uma "folha em branco", até à tua dissolução em "baba de mosca". Expressões e comentários deliciosos. Obrigado.

Bj

MManel disse...

:-)



Bjs

Fenix disse...

Fernando,

Confesso que quando vi esta capa caí no engodo, e pensei que esta capa seria um pouco como "se não podes vencê-los, junta-te a eles"! Mas a verdade é realmente aquela que o Fernando denuncia. Envergonho-me de estar a baixar a guarda e quem sabe estarei a deixar-me envolver "em baba de mosca"...

Abraço
Ana

Fernando Lopes disse...

Ana,

É só uma opinião. Mas tanta complacência faz-me desconfiar. Serei eu de natureza suspeitosa?

Abraço,
Fernando

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!