quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Medidas que não valem a ponta de um corno (IV)

Reparto o leito conjugal com uma profissional de saúde. Apesar da minha ignorância total sobre anatomia, farmacologia, pílulas e afins todos os dias sou confrontado com histórias dramáticas de idosos que não têm dinheiro para comprar todos os medicamentos e pedem à farmacêutica que lhes indique os mais importantes. Todos são importantes, há interacções entre os medicamentos, leve a crédito. Isto é o dia-a-dia numa pequena farmácia de bairro, com um atendimento personalizado que conhece os seus utentes e por isso tem condições para numa base de confiança mútua lhes conceder crédito.

Sei por isso que as novas medidas propostas por Paulo Macedo são estúpidas. Obrigam as mulheres a perder uma manhã de trabalho para irem buscar a pílula contraceptiva aos centros de saúde. Não têm em conta que por negligência, vergonha, comodismo ou simples ignorância muitas mulheres não irão ser vacinadas contra o cancro do colo do útero. Se 15% das mulheres não forem vacinadas, algumas delas irão contrair a doença e custar um fortuna em tratamentos oncológicos. Até um bicho-careta como eu sabe que a prevenção gera poupanças no médio e longo prazo. Preocupado com a gestão imediata o Ministro da Saúde esquece este princípio básico. O último a sair que apague a luz.

2 comentários:

Fenix disse...

Fernando,

"Eles" querem lá saber se as pessoas faltam ao trabalho para ir buscar pílulas, ou se morrem de cancros ou por falta de medicamentos...o que interessa é "apagar" o fogo que os incendiários especuladores atearam!

É apenas mais uma guerra mundial, cujas armas são o vil metal. Vamos ver cair os mais fracos e quem sabe nós próprios cairemos, mas uma coisa é certa, nada vai ficar como dantes!

Abraço
Ana

Fernando Lopes disse...

Ana,

Nem sequer economicamente é uma argumentação válida. As gravidezes indesejadas, as faltas ao trabalho, as IVGs, os cancros a tratar. Já não é economicismo, é cegueira!!

Abraço e já agora volte sempre, o seu feedback faz falta!!

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!