segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Ninguém escreve ao coronel (*)
Ocasionalmente não sei bem se sou de esquerda ou de direita. Embora seja demasiado cedo para se compreender integralmente ou conjecturar o que se irá passar na Líbia, é evidente que o regime de Khadafi caiu de podre. A esperada resistência em Tripoli não passou de pífia, com a nota caricatural de uma jornalista de pistola na mão. O day after é perigoso e o Conselho de Transição Líbio necessita de tratar a situação com pinças e desarmar a população o mais rapidamente possível. É certo que o índice de bem-estar era superior na Líbia relativamente a muitos outros países africanos. Dou isso de barato. Mas parece que essa relativa comodidade não foi suficiente para calar o desejo de liberdade de um povo. O silêncio comprometido de alguma esquerda portuguesa prova um certo lado acomodatício. O conforto sem liberdade é frágil e cai às mãos do povo que prefere tomar para si o futuro.
(*) de um conto homónimo de Gabriel García Márquez
tags:
médio-oriente,
resistir,
revolução
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Fernando,
...e o coronel morreu sem receber a tão desejada carta!!
O meu estado de espírito não é de grande alegria, confesso, pois pelo andar da carruagem, é só uma mudança de opressores.
Abraço
Ana
Apesar de tudo, se bem me lembro o outro coronel era um homem sério. Khadafi há muito que deixou de o ser. Apesar de tudo espero o melhor, com a consciência de quão frágeis são os fundamentos desta revolução.
Abraço,
Fernando
Leia-se apenas "Espero o melhor, com a consciência de quão frágeis são os fundamentos desta revolução."
maldito copy/paste!! :)
Boas,
Ao que consta o "Coronel" nem sequer é um alvo preferencial das forças que estão a bombardear cirurgicamente a Líbia, quando aparacer ou render-se todos os interessados nos recursos naturais colocarse-ão em fila indiana para saber o que toca o quê a quem. E segundo ouvi na TSF estão lá todas as petrolíferas conhecidas e todas aquelas que eu pessoalmente nunca tinha ouvido falar...Parecem os abutres!
A minhas dúvidas ficam no ar: Quando se retomar produções os preços do petróleo e gás natural irão baixar?! Puro engano! E o que será do povo? Não sei...Tornar-se-á a Libia mais uma estância turistica para ocidentais?
Quem souber e tiver conhecimentos para esclarecer-me, ficava agradecido!!!
Abraços
Abominável,
Os abutres já sobrevoam a presa como era esperado. Mas neste mar de incertezas há uma certeza que vale a pena. Khadafi já não mora aqui.
Abraço,
Fernando
Enviar um comentário
A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!