quarta-feira, 11 de maio de 2011

claro como água

" É um erro de análise gigantesco esse de que a Alemanha engoliu um sapo e de que fez um grande favor ao resto da Europa: a Alemanha é a maior beneficiária da moeda única. E está melhor com o euro do que estaria com o seu marco robusto mas rodeado de moedas fracas prontas a desvalorizarem-se por tudo e por nada.

Se a aceitação do euro na Alemanha não foi coisa popular na altura e se hoje os alemães pensam que o euro não lhes trouxe benefícios líquidos (se é que, de facto, a maioria deles pensa assim) - é porque também o eleitorado alemão se engana e vota mal ("lembram-se" de Março de 1933?) e o seu conhecimento económico não é infalível. A questão principal não é a Alemanha ter abandonado a sua moeda forte. A questão relevante é a Alemanha ter deixado de ser prejudicada por várias moedas prontas a serem desvalorizadas a qualquer instante (as dos seus parceiros económicos antes de aderiram ao euro)."

Ricardo Vicente no albergue espanhol.

5 comentários:

Ricardo disse...

Estive aqui. :)

Fernando Lopes disse...

Companheiro,

É sempre uma alegria chegar a casa e ler os comentários.
Como disse um senhor respeitável, os pageviews são para panisgas!!
Sem homofobia, obviamente!

Abraço,
Fernando

O abominável careca disse...

Caro Zé,

O euro foi criado para quê?!
A finalidade única foi o combate ao dólar e ter uma moeda que circulasse dentro e fora do mercado europeu, infelizmente com o tempo assistimos a uma imensidão de países pobres como o nosso a ficarem em perfeito deleite com o clube dos ricos e agora as consequências são aquelas que todos conhecemos!
Quanto ao futuro penso que este projecto morrerá a tentar chegar à praia, inclusive já se fala no abandono da Grécia face às realidades conhecidas e só resta saber quem, quantos e como lhes seguirão!
O adágio é velho: Quem não tem dinheiro não deve ter vícios
Enfim haja o "purgatório" local de sábia e sapiente convivência...
Um abraço!

Fernando Lopes disse...

Abominável,

Esta sapiência foi roubada, a um blogger a sério. Eu sou reproduzi com a devida vénia.

Abraço,
Fernando

Fernando Lopes disse...

o português tá uma merda, mas a culpa é minha.

Esta sapiência foi roubada a um blogger a sério. Eu só reproduzi com a devida vénia, e leio os comentários dos meus caríssimos leitores.
Assim a modos que uma carraça intelectual, topas?

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!