quinta-feira, 7 de abril de 2011

"Os ricos da Europa que paguem a crise"

 
"Os ricos da Europa que paguem a crise" é o título de uma crónica de Manuel Serrão, publicada hoje no JN. Embora o personagem não me seja particularmente simpático, os seus argumentos merecem ser lidos. Porque se restringe à sua área profissional, fala da têxtil. Das promessas não cumpridas. E de como agora nos querem cobrar a factura.

O que MS escreve sobre a têxtil, facilmente se aplicará às pescas, entregues aos espanhóis, a troco de uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma. A agricultura terá explicação similar. Quem não se lembra do subsídio de pousio, que os agricultores recebiam para nada produzir? A Europa não nos fez favor nenhum, antes destruiu áreas em que éramos competitivos ou tínhamos potencial a troco de meia-dúzia de tostões. Para pode comprar têxteis mais baratos aos chineses. Para centralizar nas grandes companhias a compra do pescado. Para potenciar a agricultura altamente subsidiada e industrializada da França, Inglaterra e Alemanha.
Estes factos, aliados a uma classe política inepta e gananciosa fizeram o resto.

Mais do que isso, emprestaram-nos dinheiro para comprarmos os seus submarinos, BMW's e Mercedes convencendo-nos através de bom marketing que eram os melhores. Agora, que não podemos pagar, querem o dinheiro de volta.

De facto a Europa que nos enganou, através de boa publicidade tem aquilo que merece. Os portugueses, pequenos e impotentes, continuam a ser joguetes nas mãos dos superiores interesses do directório franco-alemão, agora mais alemão do que franco.

2 comentários:

M Manel disse...

Por que puseste o Manel Serrão?
Assim vou ter mesmo que comentar!

Esse anjola que explique porque é que para as feiras do têxtil português aceitou para stands de empresas turcas que só com uma visita arrasaram com a maior empresa produtora de elásticos do distrito do Porto, ou porque publicam anúncios de feiras com têxteis chineses na Europa!
Esse fulano é um vendido como todos os outros - que vá meter os dedos nos olhos de outros!

Fernando Lopes disse...

Manel,

Quero mesmo que comentes, já que é a tua área. Economia, têxtil e os seus mentideros, são assuntos arriscados para mim.
E o resto?

Abraço,
Fernando

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!