domingo, 2 de outubro de 2011

You're so full of shit, Mr. Obama


No campo da política, poucos me desiludiram tão enormemente como Barack Obama. Continua a ser um tribuno incomparável, mas um joguete nas mãos dos lobbyists, de Wall Street e do capitalismo. Não esperava que fosse capaz de reverter ideologicamente a América, e o dog eat dog que fazem parte do american way of life. Mas tinha legítimas esperanças que humanizasse um sistema quase psicótico. De 2008 até hoje os prisioneiros permanecem em Guantánamo, os bancos regeneraram-se e como diz o outro "quem manda no mundo é a Goldman Sachs.". O único legado é uma reforma tímida no sistema de saúde. É pouco, muito pouco.

Além do mais mais essa preocupação com a Europa soa a falso. Os americanos já não são donos do seu destino. Venderam-no à China. A crise da dívida europeia pode ser resolvida dentro da Europa. Temos os meios para isso. A América está dependente de boas vontades asiáticas. Continuo a respeitar Obama, acho-o infinitamente melhor que Bachmann ou Palin. Mas fica tudo mais ao menos na mesma na era pós-Obama e o meu coração sangra por esta oportunidade perdida.

2 comentários:

O abominável careca disse...

Boas Noites,

Há pouco estava a ver as notícias sobre a manif. popular na zona de Wall Street e as respectivas detenções e vejo um cartaz que nos diz toda a verdade sobre o momento em que vivemos. O mesmo tinha escrito " We want democracy not corporancy"!
Está tudo dito, mister "Obama" está rendido às corporações e sem soluções governativas dignas de ficar para a história.
É a triste realidade e quem sabe a falência do capitalismo neo-liberal que tantos nos quiseram empingir como sendo a verdadeira panaceia...

Um abraço deste cada vez mais descrente na dita "democracia"!!!

Fernando Lopes disse...

Abominável,

Estou em crer que as intenções de Obama era boas, mas foi demasiado fraco para impor as suas ideias.

Os acampados de Wall Street já lá estão desde 17 de Setembro, e só agora, com a prisão de 700 é que os media portugueses despertaram para a situação. Nada que nos admire, já sabemos que são os Murdochs deste mundo que mandam na imprensa.

Mas, acho que concordarás, este momento em que o capitalismo treme pela base é historicamente interessantíssimo. É por isso que conto contigo a 15 de Outubro. ;)

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!