sexta-feira, 8 de julho de 2011

Por um punhado de euros ...


Os custos de manutenção com viaturas da Assembleia da República passou dos 200 mil euros em ano incerto. Lembro-me de ouvir a notícia na TVI. Independentemente do que possa pensar sobre a frota automóvel da AR, envergonha-me que sejam os nossos vizinhos espanhóis a suportar parcialmente o custo de uma linha de comboios transfronteiriça que dá um insignificante prejuízo anual de 232 mil euros.  Qual será a poupança? 30, 40, 50 mil euros anuais? Já não somos só pobres, com esta atitude também perdemos um bocado da nossa dignidade.

PS - Querem maior vergonha do que esta? "A transportadora ferroviária espanhola Renfe vai pagar à CP, todos os anos, 450 mil euros para a empresa portuguesa manter a ligação entre Tui e Vigo, evitando desta forma a supressão da linha."

Fui alertado por leitores atentos que a RENFE apenas comparticipará com a parte dos custos relativa à ligação Tui-Vigo. Ao que parece os nossos vizinhos espanhóis também não estavam particularmente empenhados em cobrar bilhetes neste troço. A todos um obrigado pela correcção. Tal não obsta a que pense que esta situação deplorável poderia e deveria ter sido evitada. O importante é a modernização e viabilização da linha. Também pelo seu carácter simbólico.

"Do alto do seu poderio, a Renfe respondeu como se à porta lhe tivesse batido um pobre diabo disposto a tudo pela mais pequena das esmolas. Ora se é feio e eticamente deplorável que no comércio entre privados alguém use outrem, um cliente, por exemplo, além do mais indefeso, para sacar benefício de uma negociação, o que dizer de quem assim actua em nome de uma empresa que é de todos nós, incluindo dos compatriotas que usam essa ligação que a nossa CP ameaçou fechar até... até sacar os tais 450 mil euros que a Renfe vai desembolsar para que tudo fique como dantes. "

Manuel Tavares aqui.

4 comentários:

Fenix disse...

Fernando

Vergonha é a palavra certa!

Já agora aproveitemos a simpatia e a identificação do povo da Galiza com o do Norte e proclamemos a independência, sempre poupamos uns trocos aos respectivos governos centrais.

Abraço
Ana

Fernando Lopes disse...

Ana,

Great minds think alike. :)

"Anteriormente, a ligação tinha custos partilhados mas a Renfe aceitou a proposta e vai passar a custear o valor total, pelo que a CP vai manter o comboio até Vigo"

Em termos práticos a Renfe vai pagar para circularem comboios portugueses.
É chocante que se aceite este tipo de negócio "caridoso". Vale tudo, até perder a face.

Abraço,
Fernando

Dario Silva disse...

Vai pagar o que concerne APENAS o troço em território espanhol Tui-Vigo.

Ah, mas como agora ganharam vergonha e voltaram a cobrar os bilhetes devidos…
http://bragaporto40minutos.blogspot.com/2011/07/parabens-o-comboio-continua-cumprir-sua.html

Fernando Lopes disse...

Caro Dario,

Tem toda a razão, fiz uma leitura apressada do texto.
Obrigado pela sua correcção.


Cumps,
FL

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!