quinta-feira, 30 de junho de 2011

"As Obras-Primas de T.S. Spivet" de Reif Larsen


"nunca houve um mapa completamente correcto, e o casamento entre a verdade e a beleza nunca foi duradouro."

Ele há livros e livros. E quando um livro se transforma simultaneamente num mapa de memórias (reais ou ficcionadas)? Quando se torna um objecto tão belo como um quadro, com ilustrações, esquemas e anotações de um prodígio de 12 anos? Assim é "As Obras-Primas de T.S. Spivet" de Reif Larsen. Assisti à apresentação do livro e do autor na LeV de Matosinhos. O que me levou até lá tinha um nome. J. Rentes de Carvalho. A provar que os bons livros e as boas surpresas são como as cerejas, andam aos pares, eu e o meu compadre de leituras Ricardo Gonçalves, trouxemos como brinde uma apresentação interessantíssima de um jovem com uma saudável obsessão por cartografia. A obra é brilhante desde o modo como a trama se desenvolve, passando pela leveza (que não ligeireza) da escrita, até às anotações que povoam o livro. Para saber mais, visitem a estante acidental. Os meus agradecimentos ao Ricardo pela introdução a esta magnífica obra e autor.

0 comentários:

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!