quarta-feira, 27 de abril de 2011

Os quatro estarolas

Julgava eu que o despotismo iluminado, era coisa do passado. Mentes supostamente superiores e esclarecidas, decidem o que é bom para o povo. Aconselham-nos paternalmente. O povo ouve, embevecido, as divagações destes seres peculiares. O facto de terem sido presidentes da república inoculou-os de qualquer culpa. Agora nas cerimónias do 25 de Abril os três estarolas - que afinal são quatro, como os mosqueteiros - isentam-se de responsabilidades enquanto parte activa da  governação deste pobre país. Mário Soares, Cavaco Silva, Jorge Sampaio e Ramalho Eanes, são as virgens do regime, puras e castas que nos dizem qual o caminho a seguir. Todos eles foram parte activa da desgraça que até aqui nos trouxe, mas nenhum reconhece responsabilidade de qualquer dano. Ou como bem dizem os ingleses, "Let bygones be bygones". Esquecem-se os quatro estarolas que uma parte significativa dos portugueses, não os vê como parte da solução, mas do problema. Tal como despotismo iluminado é coisa do passado, a filantropia que estes senhores sentem pelo seu povo, cheira a falso. E a ranço.

6 comentários:

E disse...

Este cenário não está completo ...
Isto aconteceu no "pátio dos bichos" e falta saber qual deles é o judas e por quantas moedas se deixaram levar em prol da unidade à volta do biltre.

Um abç
E

Fernando Lopes disse...

E,

Como frequentei a classe de estudos bíblicos, sei bem que quaisquer 30 dinheiros (i.e. um tachito, ou subsídio para a fundação), são capazes de comprar almas.

Abraço,
Fernando

O abominável careca disse...

Caro Zé,
No seguimento das das dissertações do "camarada" Otelo e em face da atual conjuntura, só mesmo reunir o actual e os demissinários mais altos dignatários da nação, para de um apático festejo de uma data que já teve maior relevo!
Os palavras proferidas pelos respectivos intrelocutores foram unânimes no seu conteúdo sem que se chegásse a grandes conclusões como é habitual nestas efemérides!
Quanto à data em questão ela foi importante e desplotada por todos aqueles que sofriam na pele (Militares Milicianos e do quadro) as agruras de um conflito que não era o deles e que mais importante ainda que caíu em total descrédito face à realidade vivida no terreno!
Vamos a votos em Julho, cabisbaixos, descrentes e cépticos qb...
Um Abraço descrente!!!

Fernando Lopes disse...

Abominável,

"Vamos a votos em Julho, cabisbaixos, descrentes e cépticos qb..."


Só posso dizer, Amém!!!

Abraço,
Fernando

Fenix disse...

Fernando,

Boa síntese final: Falso e Ranço.

Temos de limpar a "casa"...

Abraço
Ana

Fernando Lopes disse...

Ana,

Esta superioridade moral dos estarolas e dos do "Compromisso Portugal", é para mim assustadora. É destes "nacionalismos e "amplos consensos", que nascem as ditaduras.
Desconfiar do unanimismo SEMPRE!!

Abraço,
Fernando

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!