quarta-feira, 6 de julho de 2011

São os mercados, estúpidos!!

Os editoriais de Pedro Guerreiro no Negócios e de António Costa no Diário Económico, são particularmente interessantes. Ver os defensores da auto-regulação dos mercados vociferar com a Moody's seria triste se não fosse ridículo. Quando a esquerda alertava para a necessidade de uma agência de rating europeia, para a voracidade dos "mercados", disseram um ténue sim, mais complacente do que convicto. Agora chamam-lhes "bastards" e querem prender as agências. Em causa está muito mais do que o lucro rápido do short-selling. Em causa está o plano combinado de ataque ao euro e a hipótese comprar de posições em empresas portuguesas altamente lucrativas a preços da uva mijona.

São os mercados, estúpidos!!

2 comentários:

Fenix disse...

Fernando

Hoje decidi-me a ver o filme docomentário "Inside Job - A Verdade da Crise".

E pergunto-me: em nome de quê é que os Estados Soberanos dão ouvidos às agências de rating e não os obrigam juntamente com a banca que despojou milhões de pessoas, a irem a tribunal responder por crimes contra a humanidade??!!!

Abraço
Ana

Fernando Lopes disse...

Ana,

Já a Paula Crespo me tinha recomendado esse documentário. Por falta de tempo ainda não vi. Parece que este fim de semana, vou seguir essa "múltipla" recomendação.

Abraço,
Fernando

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!