sexta-feira, 8 de julho de 2011

Espanha e a bolha imobiliária


Roubado do blogue PALAVROSSAVRVS REX

4 comentários:

Fenix disse...

Fernando

Muito bom!

(Estava com dificuldades em abrir qualquer vídeo, e só agora consegui.)

As análises são perfeitas, mas surpreende-me que nas ideias para o futuro, alguns economistas se encontrem enredados neste pensamento neoliberal e, como ontem ouvi no Expresso da Meia-Noite, o economista João Duque dizer acerca da "financeirização da economia", com ar paternalista: "Duvido que o mundo ande para trás". !!

Ou seja, custa-lhes admitir que os caminhos da economia não devem ser em linha recta (para a frente ou para trás), mas sim uma linha sinuosa que terá um percurso de erros e acertos, sem perder de vista o bem-estar dos povos.

Felizmente nem todos pensam assim, mas parece que os que têm os lugares de decisão actualmente no mundo, pensam todos assim.

Abraço
Ana

Fernando Lopes disse...

Ana,

Eu também ouvi o "Sr. Prof." João Duque e essa frase. O caminho de facto é tortuoso, feito de avanços e recuos. A economia não é uma ciência exacta e as suas teorias são baseadas em visões ideológicas e com um ponto no tempo do mundo.
Não sou economista, mas também não sou estúpido. Aliás comentava noutro dia com a M Manel que é economista, que a ciência económica balança entre dados científicos e ideológicos. O vídeo também retrata uma visão do mundo que eu partilho.
E à escala, isto passou-se em Portugal e sobretudo na Irlanda.
Mas quem foi na onda do crédito fácil, sem bases financeiras de suporte, foi manipulado.
Lamentável e vergonhoso é que isto signifique que em breve 200 mil famílias fiquem sem tecto.
Ver o i de hoje.

Abraço,
Fernando

O abominável careca disse...

Ora viva "again"!
Realmente aqui está um óptimo filme demonstrativo da actual realidade imobiliária hispânica!
Lá como por cá há um bom par de anos atrás, muitos pensaram que eram ricos e com o explodir da crise no sub-prime americano acordaram para uma triste realidade da qual ainda estamos todos por saber como irá ser o seu desfecho e temo que o futuro a curto prazo para o continente europeu será no mínimo NEGRO!
Na actualidade grande parte das pessoas tende a ser optimista mas infelizmente eu só consigo vislumbrar o lado mais negro e triste! Será defeito ou virtude?! Honestamente não sei...
Abraços a todos os que por aqui navegam e opinam!!!

Fernando Lopes disse...

Abominável,

O ano passado na Isla Cristina, fiquei chocado com o número de apartamentos inacabados. Os espanhóis já estavam na segunda fase, i.e., és um teso mas podes ter um magnífico T4 para férias, junto à praia. Estou em crer que verdadeiramente a bolha imobiliária espanhola ainda não rebentou, não se assiste por enquanto a incumprimento massivo.
Quando isso acontecer vai ser pior do que a pior profecia do abominável!! :)

Abraço,
Fernando

Enviar um comentário

A minha alegria são os teus comentários. Simples ou elaborada a tua opinião conta. Faz-te ouvir! Comenta!